O acervo do Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito – CEMAC privilegia as memórias e experiências vividas da história institucional. Imagens fotográficas, objetos, acervo têxtil, documentos, depoimentos, registros em vídeo, entre outros, retratam o cotidiano de associados e funcionários. Tudo isso está acondicionado na Reserva Técnica. É um local seguro, instalado com as condições apropriadas para garantir a vida útil das peças. Os cuidados com a preservação desses acervos são realizados por profissionais capacitados, que também monitoram o ambiente, cuidando de especificidades como temperatura, umidade, iluminação e higienização das peças. Para garantir a segurança dos objetos, o acesso ao espaço é restrito a pessoas autorizadas pela instituição.
ECOMUSEU - 2014
O acervo iconográfico do CEMAC é composto por fotografias (físicas e digitais), slides e negativos. São imagens do século XX e XXI, que ilustram a trajetória da Cooperalfa, do Sicoob MaxiCrédito, seus associados e colaboradores, bem como a história do cooperativismo e da agropecuária em Santa Catarina e nas áreas de abrangência das cooperativas.
São aproximadamente 15 mil imagens físicas, cerca de dois mil slides e negativos e mais de 200 mil imagens digitais. É uma acervo que está em crescimento pois, além da constante produção de imagens institucionais, as pesquisas proporcionam a doação de fotografias por associados, ex-colaboradores, colaboradores e outras pessoas que fazem parte desta história.
O acervo da Cooperalfa vem sendo organizado desde o ano 2003. Inicialmente, contou com a ajuda do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM/Unochapecó.
Em 2010, a Cooperalfa e o Sicoob MaxiCrédito formaram uma parceria para constituir um espaço de memória, onde o acervo fotográfico é organizado e salvaguardado.
Além do arquivo fotográfico do Sicoob Maxicrédito e da Cooperalfa, o centro de memória absorveu ainda os acervos herdados nas incorporações, como das extintas Cooper São Miguel, Coopercanoinhas e Blucredi. Todas as imagens estão disponíveis para pesquisa no CEMAC, localizado na matriz da Cooperalfa, em Chapecó – SC.
Mais de 400 audiovisuais compõem o acervo do Cemac. Os vídeos abordam os mais variados temas: cooperativismo, ações institucionais, eventos das cooperativas, reportagens televisivas, mídia televisiva, homenagens, entre outros.
O acervo arquivístico do CEMAC é composto por jornais como O Cooperalfa, Elo Cooperativo, Jornal da Produção, Jornal do Agricultor, Jornal da Cooper São Miguel, Mix de Notícias do Sicoob MaxiCrédito, entre outros, publicados a partir da década de 1970. O acervo conta ainda com atas das cooperativas, cartilhas sobre o cooperativismo, revistas sobre o cooperativismo, agropecuária, revistas diversas, documentos diversos da Cooperalfa, do Sicoob MaxiCrédito, do cooperativismo e da agropecuária.
Mais de 300 objetos que marcaram a história das cooperativas compõe o acervo do Cemac. São peças-símbolo das grandes mudanças tecnológicas e administrativas que marcaram as últimas cinco décadas, como máquinas de escrever, máquinas de calcular, máquinas ponto, central telefônica, máquina de contabilidade, entre outras.
O acervo de história oral do CEMAC conta atualmente com mais de 200 entrevistas. Dentre as fontes estão fundadores das cooperativas, colaboradores, associados e outros personagens que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento do cooperativismo na área de abrangência da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito. Do acervo também fazem parte 30 entrevistas doadas por dois projetos de pesquisa apoiado pelo CEMAC.
Livros dos mais variados temas e, principalmente, sobre cooperativismo, agropecuária e história regional compõe a biblioteca do CEMAC. Outras obras como trabalhos acadêmicos e relatórios que envolvem o cooperativismo estão disponíveis no acervo.
O acervo têxtil também integra o patrimônio cultural das cooperativas. São cerca de 100 artefatos históricos como camisas, chapéus, bonés e bandeiras, que foram utilizadas em eventos e treinamentos diversos das cooperativas.