Acervos CEMAC

O Acervo

O acervo do Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito – CEMAC privilegia as memórias e experiências vividas na formação do cooperativismo e da agropecuária regional. Imagens fotográficas, objetos, acervo têxtil, documentos, depoimentos, registros em vídeo, entre outros, retratam o cotidiano de associados, funcionários e da comunidade local. Tudo isso está acondicionado na Reserva Técnica. É um local seguro, instalado com as condições apropriadas para garantir a vida útil das peças. Os cuidados com a preservação desses acervos são realizados por profissionais capacitados, que também monitoram o ambiente, cuidando de especificidades como temperatura, umidade, iluminação e higienização das peças. Para garantir a segurança dos objetos, o acesso ao espaço é restrito a pessoas autorizadas pela instituição. 

"Um povo só preserva aquilo que ama.

Um povo só ama aquilo que conhece."

ECOMUSEU - 2014

Acervo Iconográfico

Acervo Iconográfico

O acervo iconográfico do CEMAC é composto por fotografias (físicas e digitais), slides e negativos. São imagens do século XX e XXI, que ilustram a trajetória da Cooperalfa, do Sicoob MaxiCrédito, seus associados e colaboradores, bem como a história do cooperativismo e da agropecuária em Santa Catarina e nas áreas de abrangência das cooperativas.

São aproximadamente 15 mil imagens físicas, cerca de dois mil slides e negativos e mais de 200 mil imagens digitais. É uma acervo que está em crescimento pois,  além da constante produção de imagens institucionais, as pesquisas proporcionam a doação de fotografias por associados, ex-colaboradores, colaboradores e outras pessoas que fazem parte desta história.

O acervo da Cooperalfa vem sendo organizado desde o ano 2003. Inicialmente, contou com a ajuda do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM/Unochapecó.

Em 2010, a Cooperalfa e o Sicoob MaxiCrédito formaram uma parceria para constituir um espaço de memória, onde o acervo fotográfico é organizado e salvaguardado.

Além do arquivo fotográfico do Sicoob Maxicrédito e da Cooperalfa, o centro de memória absorveu ainda os acervos herdados nas incorporações, como das extintas Cooper São Miguel, Coopercanoinhas e Blucredi. Todas as imagens estão disponíveis para pesquisa no CEMAC, localizado na matriz da Cooperalfa, em Chapecó – SC.

Acervo Audiovisual

Mais de 400 audiovisuais compõem o acervo do Cemac. Os vídeos abordam os mais variados temas: cooperativismo, ações institucionais, eventos das cooperativas, reportagens televisivas, mídia televisiva, homenagens, entre outros.

Acervo Audiovisual
Documentação Arquivística

Documentação Arquivística

O acervo arquivístico do CEMAC é composto por jornais como O Cooperalfa, Elo Cooperativo, Jornal da Produção, Jornal do Agricultor, Jornal da Cooper São Miguel, Mix de Notícias do Sicoob MaxiCrédito, entre outros, publicados a partir da década de 1970.  O acervo conta ainda com atas das cooperativas, cartilhas sobre o cooperativismo, revistas sobre o cooperativismo, agropecuária, revistas diversas, documentos diversos da Cooperalfa, do Sicoob MaxiCrédito, do cooperativismo e da agropecuária.

Acervo Tridimensional

Mais de 300 objetos que marcaram a história das cooperativas compõe o acervo do Cemac. São peças-símbolo das grandes mudanças tecnológicas e administrativas que marcaram as últimas cinco décadas, como máquinas de escrever, máquinas de calcular, máquinas ponto, central telefônica, máquina de contabilidade, entre outras.

Acervo Tridimensional
Acervo de História Oral

Acervo de História Oral

O acervo de história oral do CEMAC conta atualmente com mais de 200 entrevistas. Dentre as fontes estão fundadores das cooperativas, colaboradores, associados e outros personagens que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento do cooperativismo na área de abrangência da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito. Do acervo também fazem parte 30 entrevistas doadas por dois projetos de pesquisa apoiado pelo CEMAC.​

Biblioteca do Cemac

Livros dos mais variados temas e, principalmente, sobre cooperativismo, agropecuária e história regional compõe a biblioteca do CEMAC. Outras obras como trabalhos acadêmicos e relatórios que envolvem o cooperativismo estão disponíveis no acervo.

Biblioteca do Cemac
Acervo Têxtil

Acervo Têxtil

O acervo têxtil também integra o patrimônio cultural das cooperativas. São cerca de 100 artefatos históricos como camisas, chapéus, bonés e bandeiras, que foram utilizadas em eventos e treinamentos diversos das cooperativas.

COLEÇÕES

    • » Coleção Cooperalfa;
    • » Coleção Sicoob MaxiCrédito;
    • » Coleção Credtec;
    • » Coleção Blucredi;
    • » Coleção Coopercanoinhas;
    • » Coleção Cooperxaxiense;
    • » Coleção Cooper São Miguel;
    • » Coleção Mercedi Lohmann;
    • » Coleção Ivo Dal Mago;
    • » Coleção Zelinda Bodanese.