CEMAC é parceiro de curso de formação

O Curso de Gestão e Preservação dos Bens Culturais do Oeste Catarinense, realizado no formato online, gratuito, contemplou 31 profissionais de 26 instituições culturais do grande oeste catarinense (oeste, meio-oeste e extremo-oeste). As historiadoras do CEMAC, Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow estiveram na organização e as ministrantes foram Fernanda Ben, Daiane Frigo e Carmem Salvini, da empresa Catavento Gestão e Produção Cultural. Além disso, a formação teve apoio Ceom Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina.  

            Com carga horária de 36 horas, a partir de conteúdo teórico e exercícios práticos, o objetivo foi capacitar os profissionais de cultura e espaços museológicos nos seguintes temas: valorização dos bens culturais materiais e imateriais de valor histórico-social; planejamento, formas de gestão, pesquisa, registro e salvaguarda dos bens culturais. Ainda, o curso indicou alguns caminhos de como é possível alinhar atividades culturais e salvaguarda do patrimônio material e imaterial com desenvolvimento econômico e do turismo local.

            O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Mais informações podem ser acessadas na reportagem do Diário do Iguaçú do link a seguir https://diregional.com.br/diario-do-iguacu/cotidiano/profissionais-participarao-de-curso-para-preservacao-de-bens-culturais-