Fritz Plaumann, a origem da vida

O CEMAC recebeu nos meses de maio e junho de 2022 a Exposição Fotográfica ” Fritz Plaumann, a origem da vida”. A exposição teve como objetivo mostrar ao público algumas imagens feitas pelo pesquisador da paisagem regional, além de fomentar um maior interesse por pesquisas em torno do trabalho de Plaumann.

Quem foi Fritz Plaumann? Oriundo da Prússia Oriental (atual Rússia), Plaumann nasceu em 02 de maio de 1902 e mudou-se com a família para o Brasil em novembro de 1924, instalando-se no oeste do estado de Santa Catarina. No mesmo ano, iniciou seus estudos sobre as espécies de orquídeas e de insetos da região, que se estenderam até 1994. Em 70 anos de trabalho, catalogou cerca de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos, dos quais 1.500 eram desconhecidas da ciência.

A organização da exposição iniciou com Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow, envolvendo os professores. Dr. João Klug da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e André Carlos Werle, a produtora cultural Denize Gonzaga e demais apoiadores e patrocinadores.

O projeto contou com patrocínio do BRDE, CELESC e GAMBATTO através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Acesse a exposição clicando na imagem abaixo.

00
https://www.flickr.com/photos/189781982@N07/albums/72177720298908166

Acesse a reportagem do Programa Ver Mais, da NDT TV.

Ir para o Topo