Entre setembro e outubro de 2024, três turmas de Jovens Aprendizes do SENAC Chapecó conheceram a experiência de gestão documental e de cooperativismo da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito!!
Nos dias 20 de setembro e 08 de outubro, dois grupos puderam conhecer a gestão documental da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito, além do trabalho de preservação da memória institucional. As visitas técnicas foram realizadas por cerca de 50 alunos da Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, com foco em “Métodos e técnicas de arquivo e protocolo.” O conteúdo trabalhado foi “Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico)”.
O objetivo foi a contextualização dos conteúdos teóricos sobre arquivo e protocolo com a prática das cooperativas, além do acervo histórico preservado no CEMAC. Estiveram acompanhando o grupo as professoras Juliana Cristina Morona e Daniela Soares Mongeló, além do coordenador do programa de aprendizagem, Jackson José Coelho.
No dia 28 de outubro, foi a vez de jovens em “Aprendizagem Profissional de Qualificação em Aprendiz Cooperativo”, grupo Sicoob MaxiCrédito. Acompanhados da professora Cleudete Amorim e do coordenador do programa de aprendizagem, Jackson José Coelho, o objetivo da visita foi discutir os princípios cooperativistas que conectam os valores com o trabalho realizado entre Senac, Sicoob e CEMAC.
Para o jovem Arthur Pedroso de Mello, além de ter sido uma dinâmica diferente, a visita foi excelente para compreender mais sobre a cooperativa que ele atua, destacando alguns pontos importantes como, sua origem, os sócios fundadores e destacando os principais pontos com uma linha do tempo instrutiva. “Outro ponto que se destacou foi a simpatia e o zelo pela nossa visita. Foi um privilégio poder estar lá, conhecendo não apenas sobre o Sicoob MaxiCrédito, mas também a Cooperalfa, o museu que se encontra lá, utilizando um storytelling atrativo, tornando as explicações sobre cada item/objeto mais compreensível e satisfatório de ser entendido. Como se tudo isso já não fosse suficiente, tivemos um lanchinho por lá, contribuindo com o andamento dos ensinamentos”.
Foram dias de muitas trocas, onde a historiadora Elisandra Forneck apresentou a história da Maxi, falou sobre sistema cooperativo e sobre o trabalho do Centro de Memória. Também participaram desse momento, a coordenadora de sustentabilidade corporativa do Sicoob MaxiCrédito, Janyne Farias, que falou sobre consumo consciente e cooperativismo; o coordenador patrimonial da Cooperalfa, Gilmar Riffel, que falou sobre gestão documental na Alfa; e a analista documental Maiara da Campo, que explanou sobre gestão documental no Sicoob MaxiCrédito.
Compartilhamos mais alguns depoimentos:
Emilly Baggio de Oliveira, aluna. A experiência que tivemos no CEMAC foi essencial para o projeto integrador do SENAC e também para conhecer melhor a história da cooperativa onde trabalho, a MaxiCrédito. Ver o crescimento da cooperativa e saber de toda a história dela foi maravilhoso!
Maria Vitória Barbosa Moreira, aluna. Durante a nossa ida ao CEMAC, aprendemos como os documentos são guardados e de que forma são guardados. Aprendemos um pouco sobre o Sicoob, sobre os cooperados. Tivemos a oportunidade, também, de conhecer o acervo de documentos e aparelhos históricos, ou seja, caminhamos e vimos em cada parte do CEMAC um pedaço da história. Eu, como aluna, diria que foi uma experiência única, porque tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da história, como eles guardam os documentos da empresa e vimos também os procedimentos que nos relataram durante à nossa visita.
Vinicius Andrei Mensen, aluno. O objetivo da visita era de conhecer a história da Alfa, do Sicoob e sobre o arquivo. Foi muito interessante e de muito conhecimento, pois foi passado um vídeo de como foi formada a Cooperalfa e o decorrer da história da Cooperativa. Após a apresentação da Cooperalfa, conversamos sobre a Gestão Documental da empresa, os tipos de arquivo, números do arquivo, quanto tempo são armazenados e como funciona o descarte. Após, tivemos uma palestra sobre o Sicoob e foi passado dicas de como armazenar e cuidar dos arquivos. E, por fim, conhecemos o arquivo físico.
Juliana Cristina Morona, professora. A visita técnica ao Centro de Memória Alfa/Maxi Crédito (CEMAC) foi de suma importância para contextualizar os conteúdos teóricos de Métodos e Técnicas de Arquivo e Protocolo trabalhados em sala de aula, no Curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos. A visita técnica proporcionou conhecer estes conceitos na prática, fazendo a relação entre a teoria e a prática, possibilitando aos jovens conhecerem a importância do arquivamento de forma correta e padronizada, tanto no arquivo físico quanto o digital, assim como a responsabilidade pela guarda, o acesso e a utilização de ferramentas para auxiliar a gestão da informação. A Alfa e o Sicoob referem-se ao arquivo como Gestão Documental, retomando o significado e a responsabilidade que as mesmas mostram frente aos documentos e a legislação vigente sobre a gestão de informação, temporalidade, sigilo, guarda e armazenamento dos documentos e informações. Agradecemos novamente pela parceria da Alfa, Sicoob e CEMAC, contribuindo para a construção do conhecimento para nossos jovens aprendizes.
Daniela Soares Mongeló, analista pedagógica. A visita técnica ao Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito – CEMAC, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens aprendizes da instituição SENAC CHAPECÓ, possibilita para os mesmos o aprimoramento dos conhecimentos no âmbito dos Serviços Administrativos. Agradecemos a parceria da Alfa, Sicoob e CEMAC.
Brenda Christiny Hauser, aluna. A visita ao CEMAC foi essencial para entender e valorizar a importância de cada método e técnica de arquivo e protocolo. Conhecer o acervo histórico foi uma experiência única, foi incrível poder conhecer toda a história de perto.
Wesley Soares Ribeiro, aluno. A nossa visita ao CEMAC nos mostrou muito mais sobre a história da Alfa e do CEMAC, que eu nem sabia que tinha todo esse tempo de criação. E equipe foi nos mostrando fotos onde podemos observar as mudanças nas ruas e na cidade de Chapecó. Foi muito interessante para sabermos mais sobre o cooperativismo e também as formas de arquivamento dos documentos.
Jackson José Coelho, coordenador do programa de aprendizagem. A parceria entre CEMAC, Cooperalfa, Sicoob MaxiCrédito e SENAC vem de uma linda construção e trabalho direcionados ao sucesso de nossos aprendizes, estudantes, colaboradores, famílias e comunidade. Podermos proporcionar aos jovens aprendizes espaços de ensino-aprendizagem diversificados, contando com os conhecimentos, habilidades e atitudes/valores sendo apresentados na prática e de forma contextualizada, com certeza atinge nossos objetivos enquanto instituição qualificadora, com um modelo pedagógico forte e conciso. Apenas agradeço por mais uma oportunidade de construirmos boas memórias através da educação em conjunto com o CEMAC. Nossa equipe docente e gestora agradece tamanha dedicação. Que venham novos momentos. Obrigado!