História do Sicoob MaxiCrédito

Primeira sede administrativa, junto a matriz da Cooperalfa, em Chapecó/SC.

No início da década de 1980, o país passava por um lento processo de redemocratização. A economia era instável, com inflação alta e economia retraída. Consequentemente, a agricultura era um dos setores que mais sofria com a crise. Os recursos de financiamentos e custeios para a produção rural eram escassos, o que trouxe para muitos agricultores dificuldades para efetuar o plantio da lavoura. Diante desse cenário, líderes associados da Cooperativa Agroindustrial Alfa – Cooperalfa se organizaram e lançaram mão de um sonho: ter uma instituição financeira cooperativa que trabalhasse com a força dos associados. Assim, em 16 de novembro de 1984, reuniram-se em Assembleia Geral, no Pavilhão de Festas da Catedral Diocesana de Chapecó – SC, dezenas de cooperativistas. Vinte e cinco destes, tendo como líder Aury Luiz Bodanese, avalizaram a criação da então Cooperativa de Crédito Rural de Chapecó Ltda. – Credialfa.

Em 14 de maio de 1985, o Banco Central do Brasil homologou a instituição e autorizou o funcionamento. As atividades iniciaram em 15 de agosto de 1985, junto ao departamento financeiro da Cooperalfa. Na pequena sala, com apenas um funcionário, foram dados os primeiros passos. Esse ponto de atendimento leva hoje o nome de Agência Pioneira. Uma contribuição importante para a expansão da então Credialfa foi por parte dos gerentes da cooperativa coirmã que auxiliavam na abertura de contas e documentos necessários para financiamentos. Com passar do tempo, surgiu a necessidade de abrir mais pontos de atendimento, expandindo a atuação para vários municípios.

No ano de 1998, a Cooperativa Central de Crédito Rural de Santa Catarina – Cocecrer, instituição fundada por seis cooperativas do Estado, entre elas a Credialfa, passou a chamar-se Sicoob Central Santa Catarina, integrando então o sistema SICOOB. Através desse encaminhamento, sua razão social passou a ser Cooperativa de Crédito Rural Alfa – SICOOB/SC CREDIALFA.

Com o tempo, a instituição viu a necessidade de expandir os seus trabalhos para demais ramos da sociedade, não apenas o rural, independente se formado por Pessoas Físicas ou Jurídicas. Com isso, em 16 de dezembro de 2005, torna-se a primeira cooperativa de Santa Catarina, do sistema SICOOB, a ser de Livre Admissão de Associados. Passou então a denominar-se Cooperativa de Crédito Maxi Alfa de Livre Admissão de Associados – Sicoob MaxiCrédito.

Outros quatro grandes marcos destacam-se na história da instituição: em 2012, a incorporação da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores de Instituições de Ensino da Região Metropolitana de Florianópolis – Sicoob Credtec, uma cooperativa da região litorânea de Santa Catarina; em 2016, foi incorporada a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados dos Vales do Itajaí e Itapocú e do Litoral Norte de Santa Catarina – Sicoob Blucredi/SC; também em 2016, depois de 32 anos operando junto as instalações da Cooperalfa na Avenida Fernando Machado, o setor administrativo mudou-se para a sede própria, na Avenida Getúlio Vargas, em Chapecó; em 2020, é incorporada a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados – Sicoob Ecocredi, passando a atuar também em solo gaúcho, nas regiões do Vale do Paranhana, Vale dos Sinos e Serra Gaúcha.

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento econômico e social através do cooperativismo por meio da intermediação financeira e da prestação de serviços, gerando resultado para os associados, hoje o Sicoob MaxiCrédito é a maior cooperativa de crédito de Santa Catarina e figura entre as maiores do Brasil, considerando todos os sistemas. Atualmente atende mais de 205 mil cooperados e conta com 1200 colaboradores. Tem 91 agências, distribuídas em 73 cidades  nas regiões Oeste, Litoral e Vale do Itajaí em Santa Catarina e na região Vale do Paranhana, Vale dos Sinos e Serra no Rio Grande do Sul.

Muito mais que prestar serviços e disponibilizar recursos para o crescimento econômicos dos cooperados, a MaxiCrédito demonstra seu interesse pela comunidade realizando vários projetos locais como educação financeira, informação cooperativista e voluntariado. Isso porque defende que uma cooperativa é formada por pessoas e são elas, em diferentes âmbitos, que fazem esta grande roda girar. O que é o cooperativismo senão um grande ciclo de ajuda mútua e de olhar para o lado e ver o quanto podemos crescer juntos?

Atual sede administrativa do Sicoob MaxiCrédito, em Chapecó/SC.
Mapa de área de atuação do Sicoob MaxiCrédito.