A história do Sicoob MaxiCrédito começou em 1984, através da Cooperalfa, que na época buscava formar sua própria cooperativa de crédito. Com o passar do tempo, a então Credialfa foi ganhando autonomia, e percebeu que não podia ficar apenas com foco no crédito rural, pois acabava estagnando o crescimento e gerando problemas de capital de giro.
A partir de 2005, quando foi conquistada a livre admissão, o Sicoob MaxiCrédito conseguiu se fortalecer e expandir, permitindo que em 2012 fizesse sua primeira incorporação. Esse caminho abriu portas para mais duas incorporações, que além de ampliar a atuação para outras regiões, multiplicou em sete vezes o número de associados e em quatro vezes o número de munícipios entre 2012 e 2022.
Segundo Gilberto Belatto, que atuou nos três processos de incorporação, cada um deles foi um aprendizado para a Cooperativa. “Novas regiões, novos sotaques, novos modos de atender nossos associados, que são a razão da existência do Sicoob MaxiCrédito. Com as incorporações, além do crescimento da área de associados, tivemos a chance de nos aprimorar, visando o atendimento de normativas internas e externas, que não são poucas. Estes desafios demandaram muito trabalho e coragem do todos os Colaboradores, Diretoria e Conselhos de Administração e Fiscal, indistintamente. Foram muitas horas de sono perdidas e muitos cabelos brancos brotaram em nossas cabeças. Mas a satisfação de hoje ver nossa Cooperativa Sicoob MaxiCrédito entre as 10 maiores Cooperativas de Crédito do país é motivo de muito orgulho para nós”.
Vamos conhecer um pouco da história de cada uma dessas incorporações e como a MaxiCrédito foi crescendo nas novas regiões.