2012 Incorporação da Credtec

A Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores de Instituições de Ensino da Região Metropolitana de Florianópolis – Credtec, tendo 30 sócios fundadores, foi criada em 24 de julho de 1993 e começou a funcionar em dezembro daquele ano, com a finalidade de fugir das altas taxas de juros agravadas na época pela inflação. Ao longo do tempo, o maior desafio da Credtec foi o de arrebanhar mais e mais associados. Conforme aponta o livro Sicoob SC 25anos, a Credtec apostou no marketing e integrou o Grupo Capital formado por representantes das cooperativas que atuam em Florianópolis com o objetivo de divulgar o cooperativismo de crédito. Contudo, ao longo do tempo, a Credtec passou por problemas financeiros, tanto que os respectivos associados, em assembleia dia 19 de dezembro de 2011, optaram pela incorporação da mesma ao Sicoob MaxiCrédito.

O Conselho de Administração da Credtec já havia concordado previamente com esse rumo em reunião no dia 25 de outubro de 2011. Com 925 cooperados, a Credtec terminou 2012 com dívida de R$ 2,8 milhões e as projeções futuras indicando permanência crescente da liquidez negativa. Recursos liberados pelo Sicoob Central/SC provenientes do Fundo de Estabilidade Financeira, contribuíram para recompor e equilibrar a situação, imediatamente após a incorporação pela MaxiCrédito.  Foi a primeira vez no país que uma Cooperativa incorporava outra a mais de 500km de distância da sede.

De parte da incorporadora, a assembleia de aceitação foi efetivada em 15 de dezembro de 2011, tendo os seguintes componentes na Comissão Mista que, entre outras missões, avaliou o processo: Mauro Zoleti de Morais, Vanderlei Valcarengui, Gilberto Belatto e Carlos Cristhyano Bitarello. A AGE definitiva transcorreu em 01 de fevereiro de 2012, em Chapecó.   Na época, a então Credtec contava com três agências nas cidades de Florianópolis e São José e em torno de 930 associados. Em meados de 2022, o Sicoob MaxiCrédito conta com oito agências nas cidades de Florianópolis e São José.

 

Ir para o Topo