2016 Incorporação da Blucredi

A história da Blucredi se inicia em 24 de março de 2000. Na ocasião, 55 servidores públicos de Blumenau deram o primeiro passo para a concretização de um antigo sonho. No dia 12 de julho, João Marcos Baron, Zelindo Dolzan e Rui Rizzo assumiram o primeiro Conselho Administrativo da Blucredi, como presidente, vice e secretário, respectivamente. Com eles estavam Rodolf Clebsch, Mark Scheurich, Antônio José dos Santos Moraes, Paulo Sérgio de Almeida e José Correa de Negredo. Em 05 de setembro de 2000, a Blucredi abriu as portas ao público. O endereço era uma pequena sala, sem laje, no sótão da prefeitura de Blumenau. A primeira agencia foi instalada na FURB, inaugurada em 11 de abril de 2001.

Em 2002, passou a operar também com servidores públicos estaduais e federais e ampliou sua área de atuação para 57 municípios do Vale do Itajaí, iniciando 2003 com cerca de 3 mil associados. Em 2003 a Blucredi foi a primeira cooperativa de Santa Catarina a oferecer o serviço de caixas eletrônicos para os associados. Em 2010 conseguiram a tão batalhada livre admissão. Em 2016, com dificuldades financeiras, foi incorporada pelo Sicoob MaxiCrédito.

Até então, os municípios da área de atuação da Maxi eram os seguintes: Chapecó, Águas Frias, Campo Erê, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Entre Rios, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Lajeado Grande, Marema, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Quilombo, Saltinho, Santiago do Sul, São Bernardino, União do Oeste, Xaxim, São José e Florianópolis. Nesta época, uma série de cidades do Rio Grande do Sul faziam parte da abrangência da MaxiCrédito, durante o Plano de Expansão do Sicoob pelo Brasil. Posteriormente, estas cidades foram disponibilizadas para outras Singulares.

A Blucredi contava então com 35 agências e em torno de 60 mil associados, com área de atuação no Vale do Itajaí, Itapocu, Litoral Norte e em duas cidades do Paraná. Durante o processo, alguns municípios da área de abrangência da Blucredi foram desincorporados e cedidos para outras singulares.  Com a incorporação da Blucredi, a Maxi dobrou de tamanho, passando a atuar na região do Vale do Itajaí, Vale do Itapocu e Litoral Norte de Santa Catarina, nos seguintes municípios: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Blumenau, Brusque, Camboriú, Corupá, Gaspar, Guabiruba, Guaramirim, Ilhota, Imbituba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Laurentino, Luiz Alves, Massaranduba, Penha, Pomerode, Rio dos Cedros.  Em meados de 2022, são 36 agências na região.

Ir para o Topo