Site em Manutenção

Memorial Itinerante Dom José Gomes

Toca em frente…essa era uma frase recorrente nas falas de Dom José Gomes ( em memória), terceiro bispo da Diocese de Chapecó, onde atuou por mais de 30 anos (entre 1968 e 1999). Foi para celebrar os centenário do seu nascimento e difundir sua obra, que o Diocese de Chapecó criou o Espaço de Memória Dom José Gomes, uma exposição fixa – localizada na Avenida Getúlio Vargas, sala anexa à Catedral Santo Antônio, em Chapecó-SC – e uma exposição em formato itinerante, que além de outros espaços, peregrinará pelas 44 paróquias da Diocese.

            Na primeira quinzena de janeiro, a Cooperalfa, através do Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito-CEMAC, recebeu a mostra fotográfica, oportunizando aos seus colaboradores conhecer melhor a trajetória histórica do Bispo no oeste catarinense. A exposição fala sobre a vida e obra de Dom José Gomes, que teve como uma de suas bandeiras a atuação em prol da valorização da agricultura familiar, especialmente pela aposentadoria rural.

            Nascido no dia 25 de março de 1921, sua vida foi marcada pela luta em defesa da população mais pobre e explorada, da agricultura familiar e para a renovação da Igreja por meio da teologia da libertação. Devido a forte presença nas lutas sociais, muitos vezes era considerado um Bispo “fora da linha”. No entanto, a história mostra que, entre tantos outros, um dos legados deixados para a região foi sua participação na implantação do Ensino Superior na região Oeste de Santa Catarina, por meio da criação da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE), que completou 50 anos em 2020 e, atualmente é a mantenedora da Unochapecó. Na Cooperalfa esteve abençoando eventos, como por exemplo a inauguração da sede em Chapecó e da festa dos 30 anos no parque da Efapi.

Ir para o Topo