Entre os meses de abril e junho, o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito-CEMAC realizou parceria com a Unoesc Chapecó na exibição de duas exposições fotográficas produzidas pelo CEMAC: “Entre trilhas e caminhos: a importância do tropeirismo para o desenvolvimento de Chapecó” e “De fábricas de banha a agroindústrias internacionais: a construção da cultura agroindustrial de Chapecó”.
As imagens que compõem as duas mostras fotográficas retratam um pouco da história do tropeirismo de gado, mulas e porcos e sua importância para o desenvolvimento agroindustrial do município e região desde a década de 1930, quando ocorreu uma maior ocupação da região oeste de Santa Catarina por migrantes e imigrantes. Cerca de 2000 pessoas, entre alunos, professores, colaboradores e público externo visitaram a exposição.
Segundo a professora Sandra Maria Toffolo, responsável pelo setor de Pesquisa e Cultura Unoesc Chapecó, as exposições trouxeram muita riqueza de informações, agregando as diversas áreas do conhecimento, oportunizando um diálogo entre as várias faces do desenvolvimento das agroindústrias surgidas em Chapecó. “Esse projeto valoriza o trabalho árduo de sonhadores, idealizadores e realizadores que, munidos de cooperação, transformaram toda a região numa potência econômica e social de proporções internacionais. A Unoesc tem seu papel de formar cidadãos para o mercado de trabalho com o propósito de fortalece-los como seres humanos, por meio do ensino, pesquisa e extensão, propagando e efetivando conhecimentos, percebendo a arte e cultura como um viés essencial. Desta forma, destaco a importância de parcerias como esta, que agregam a nossa missão, visão e valores”.