Site em Manutenção

20 anos sem Aury Luiz Bodanese

Dia 30 de janeiro de 2023, marca os 20 anos do falecimento de Aury Luiz Bodanese, fundador da Cooperalfa, Aurora Coop, Sicoob MaxiCrédito, OCESC e Fecoagro.

Homem de olhar forte, poucas palavras, muito respeitado e pulso firme, ao longo de 30 anos de presidência da Cooperalfa, enfrentou duas eleições com chapas de oposição, vencendo facilmente a ambas, e recebeu várias homenagens. Citam-se algumas: Cidadão Honorário de Maravilha, Chapecó, Xaxim, Campo Erê, Coronel Freitas, Quilombo, São Lourenço e Cidadão Catarinense.

Alguns o temiam, porém, era só tomar um mate com o líder, que a percepção mudava no ato. Além de antever cenários econômicos e políticos, era grande leitor diário de jornais de referência, sempre pela manhã. Assim, dominava qualquer assunto no ambiente empresarial e financeiros. Era grande negociador e, também, um humanista, a ponto de ajudar pessoas com empréstimos pessoais. “Isso não se pode fazer com dinheiro da cooperativa”, costumava dizer. 

A seguir, alguns depoimentos que referenciam Aury Bodanese: 

“Aury era muito atento aos negócios, sábio na escolha de pessoas para assessorá-lo e sempre incentivando pessoas a galgar novos degraus . Aprendi muito quando ele me chamou para atuar como conselheiro. Sempre foi firme, um homem extraordinário, nunca foi orgulhoso por estar no cargo de presidente. O legado de Aury é notório ao sistema cooperativista catarinense e brasileiro. Se não fosse Aury, o associativismo não seria forte como se apresenta.” (Romeo Bet, presidente Cooperalfa).

“O cooperativismo de Santa Catarina vive a memória de Aury Luiz Bodanese. Um homem íntegro, que dedicou sua vida aos princípios e valores cooperativistas. Foi e sempre será um dos maiores líderes do segmento. Era respeitado e admirado por todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.” Luiz Vicente Suzin – presidente da OCESC.” (Luiz Vicente Suzin, presidente OCESC). 

“Não podemos tratar a memória de AURY LUIZ BODANESE, no tempo passado. ELE está e estará perpetuado na vida do cooperativismo brasileiro.” (Neivor Canton, presidente da Aurora Coop).

“O Aury defendia que as cooperativas precisam dar suporte para que as famílias e comunidades se estruturem. Ele começou a escrever uma história que é exemplo para o Brasil e para o mundo, de como se faz cooperativismo”. (Ivair Chiella, presidente do Sicoob MáxiCrédito).

“Aury Bodanese foi o ícone indissolúvel no cooperativismo e no agronegócio catarinense, com reconhecimento nacional. Para o cooperativismo agropecuário, o surgimento da Fecoagro sob o a liderança de Bodanese, foi o divisor de águas e de antes e depois da constituição dessa federação. Seu espírito associativo de humildade e aglutinador, proporcionou que a Fecoagro desse o passo inicial rumo a efetiva integração e intercooperação cooperativista em SC. Como fundador, e por três vezes presidente da Fecoagro, Bodanese foi o esteio da entidade e deixou sua contribuição eterna para a união das cooperativas em SC”. (Arno Pandolfo – Presidente da Fecoagro)

Veja vídeos com depoimentos sobre Aury Luiz Bodanese

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperalfa e Cemac

Ir para o Topo