Dia 30 de janeiro de 2023, marca os 20 anos do falecimento de Aury Luiz Bodanese, fundador da Cooperalfa, Aurora Coop, Sicoob MaxiCrédito, OCESC e Fecoagro.
Homem de olhar forte, poucas palavras, muito respeitado e pulso firme, ao longo de 30 anos de presidência da Cooperalfa, enfrentou duas eleições com chapas de oposição, vencendo facilmente a ambas, e recebeu várias homenagens. Citam-se algumas: Cidadão Honorário de Maravilha, Chapecó, Xaxim, Campo Erê, Coronel Freitas, Quilombo, São Lourenço e Cidadão Catarinense.
Alguns o temiam, porém, era só tomar um mate com o líder, que a percepção mudava no ato. Além de antever cenários econômicos e políticos, era grande leitor diário de jornais de referência, sempre pela manhã. Assim, dominava qualquer assunto no ambiente empresarial e financeiros. Era grande negociador e, também, um humanista, a ponto de ajudar pessoas com empréstimos pessoais. “Isso não se pode fazer com dinheiro da cooperativa”, costumava dizer.
A seguir, alguns depoimentos que referenciam Aury Bodanese:
“Aury era muito atento aos negócios, sábio na escolha de pessoas para assessorá-lo e sempre incentivando pessoas a galgar novos degraus . Aprendi muito quando ele me chamou para atuar como conselheiro. Sempre foi firme, um homem extraordinário, nunca foi orgulhoso por estar no cargo de presidente. O legado de Aury é notório ao sistema cooperativista catarinense e brasileiro. Se não fosse Aury, o associativismo não seria forte como se apresenta.” (Romeo Bet, presidente Cooperalfa).
“O cooperativismo de Santa Catarina vive a memória de Aury Luiz Bodanese. Um homem íntegro, que dedicou sua vida aos princípios e valores cooperativistas. Foi e sempre será um dos maiores líderes do segmento. Era respeitado e admirado por todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.” Luiz Vicente Suzin – presidente da OCESC.” (Luiz Vicente Suzin, presidente OCESC).
“Não podemos tratar a memória de AURY LUIZ BODANESE, no tempo passado. ELE está e estará perpetuado na vida do cooperativismo brasileiro.” (Neivor Canton, presidente da Aurora Coop).
“O Aury defendia que as cooperativas precisam dar suporte para que as famílias e comunidades se estruturem. Ele começou a escrever uma história que é exemplo para o Brasil e para o mundo, de como se faz cooperativismo”. (Ivair Chiella, presidente do Sicoob MáxiCrédito).
“Aury Bodanese foi o ícone indissolúvel no cooperativismo e no agronegócio catarinense, com reconhecimento nacional. Para o cooperativismo agropecuário, o surgimento da Fecoagro sob o a liderança de Bodanese, foi o divisor de águas e de antes e depois da constituição dessa federação. Seu espírito associativo de humildade e aglutinador, proporcionou que a Fecoagro desse o passo inicial rumo a efetiva integração e intercooperação cooperativista em SC. Como fundador, e por três vezes presidente da Fecoagro, Bodanese foi o esteio da entidade e deixou sua contribuição eterna para a união das cooperativas em SC”. (Arno Pandolfo – Presidente da Fecoagro)
Veja vídeos com depoimentos sobre Aury Luiz Bodanese
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperalfa e Cemac