Acervo Iconográfico

O acervo iconográfico do CEMAC é composto por fotografias (físicas e digitais), slides e negativos. São imagens do século XX e XXI, que ilustram a trajetória da Cooperalfa, do Sicoob MaxiCrédito, seus associados e colaboradores, bem como a história do cooperativismo e da agropecuária em Santa Catarina e nas áreas de abrangência das cooperativas.

São aproximadamente 15 mil imagens físicas, cerca de dois mil slides e negativos e mais de 200 mil imagens digitais. É uma acervo que está em crescimento pois,  além da constante produção de imagens institucionais, as pesquisas proporcionam a doação de fotografias por associados, ex-colaboradores, colaboradores e outras pessoas que fazem parte desta história.

O acervo da Cooperalfa vem sendo organizado desde o ano 2003. Inicialmente, contou com a ajuda do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM/Unochapecó.

Em 2010, a Cooperalfa e o Sicoob MaxiCrédito formaram uma parceria para constituir um espaço de memória, onde o acervo fotográfico é organizado e salvaguardado.

Além do arquivo fotográfico do Sicoob Maxicrédito e da Cooperalfa, o centro de memória absorveu ainda os acervos herdados nas incorporações, como das extintas Cooper São Miguel, Coopercanoinhas e Blucredi. Todas as imagens estão disponíveis para pesquisa no CEMAC, localizado na matriz da Cooperalfa, em Chapecó – SC.