Entre setembro e outubro, as historiadoras Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow estiveram realizando atividades educativas dos projetos “Entre trilhas e caminhos: a importância do tropeirismo no desenvolvimento de Chapecó” e “De fábricas de banha a agroindústrias internacionais: a construção da cultura agroindustrial de Chapecó”, ambos contemplados no Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas do município de Chapecó 2018 e 2019 e no Edital Revirada Cultural 2020.
“Entre Trilhas e Caminhos” é um projeto de pesquisa que teve como objetivo compreender a influência do tropeirismo no desenvolvimento de Chapecó e na constituição dos primeiros frigoríficos do município. A partir desse projeto, houve uma continuidade da pesquisa, que originou no projeto “De fábricas de banha a agroindústrias internacionais”, que buscou analisar quem foram os pequenos matadouros e açougues que atuavam na região de Chapecó a partir da década de 1930 e como estes abriram caminho para a constituição dos grandes frigoríficos e a transformação do município na Capital Nacional da Agroindústria.
Foram realizadas 19 oficinas e atendidos cerca de mil alunos em cinco instituições de ensino de Chapecó. O objetivo foi fomentar o interesse pela história de Chapecó, contribuindo para que os chapecoense se percebam também como sujeitos de um processo construído dentro de um contexto histórico sobre a cultura agroindustrial de Chapecó, que ultrapassa os limites do tempo e se faz presente na realidade vivida em seu cotidiano, em seus diversos aspectos, resgatando os valores culturais que identificam a comunidade chapecoense.
“Percebemos também que é um assunto que não está presente nos currículos escolares, o que nos motivou a produzir conteúdo para ser distribuído nas escolas” aponta Elisandra. Para Aline, o estudo da histórica local propicia ao aluno a valorização da historicidade de sua comunidade e, consequentemente, de sua própria história. “Esse projeto ajudou os alunos a perceberam que o conhecimento tem a ver com o seu contexto de vida e que é repleto de significação”.
A assessora e coordenadora da EBM Coronel Lara Ribas, Luzia Cleonir Colla Zuanazzi , que acompanhou de perto as atividades, pontua que o diálogo entre o ensino de História e o conhecimento científico redimensiona a formação do estudante, sinalizando e oportunizando a possibilidade de estudos e atividades que valorizam aspectos intelectuais do aluno. “Pensando em oportunizar diferentes conhecimentos é que a E.E.B. Coronel Lara Ribas, em parceria com o Centro de Memória Alfa e MaxiCrédito – CEMAC, proporcionou esse aprendizado sobre história local a nossa comunidade escolar”, aponta Luzia.
Segundo a professora Naureane Didomenico, foi uma oportunidade única que será lembrada com muito carinho, e o aprendizado será levado para o cotidiano dos estudantes. “Compreender que as tropas passavam próximo onde hoje está situada a escola, e relembrar vivencias através de fotografias e relatos vividos pelos nossos pais, avós e bisavós, nos traz um sentimento de gratidão pela oportunidade de conhecer o projeto. São momentos importantes do desenvolvimento social, econômico e cultural de nossa região, que é hoje um polo econômico, que traz consigo a identidade própria de seu povo, sua gente, feito por muitas mãos”, finaliza a professora.
Todas as atividades foram gratuitas e os materiais produzidos nas pesquisas estão disponíveis para download nos seguintes links
Projeto de Fábricas de Banha
Link para acesso a cartilha
Link para acesso a exposição
Projeto Entre Trilhas e Caminhos
Link para acesso a cartilha
Link para acesso a exposição
Link para acesso ao facebook dos projetos, onde são compartilhadas entrevistas e imagens das atividades nas escolas.
https://www.facebook.com/Defabricasdebanha
Fonte:
Elisandra Forneck
Aline Maisa Lubenow