CEMAC recebe visita técnica de jovens aprendizes

No dia 07 de agosto, os alunos da Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos do SENAC estiveram visitando o CEMAC. Além de conhecerem o trabalho de organização do acervo histórico da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito, puderem acompanhar como é realizada a gestão documental das duas cooperativas, experiência que foi apresentada pelo colaborador da Alfa Gilmar Riffel e pelas colaboradoras da Maxi, Maiara Campo e Silvana Moterle.

A professora Juliana Morona, que organizou a visita, apontou que essa experiência foi de suma importância para contextualizar os conteúdos teóricos de Métodos e Técnicas de Arquivo e Protocolo trabalhados em sala de aula, referente à Unidade Curricular de Elaborar, organizar e controlar documentos da organização. Os jovens trabalharam os conceitos de arquivo e protocolo de forma teórica em sala de aula e na visita técnica puderam visualizar na prática esses conhecimentos, sempre fazendo essa relação entre a teoria e a prática.  “Um dos pontos que chamou a atenção foi o cuidado que Alfa e Sicoob tem com os documentos, em que os mesmos não se referem mais ao arquivo e sim Gestão Documental. Percebemos o significado e a responsabilidade que as mesmas mostram frente aos documentos e a legislação vigente sobre a gestão de informação, temporalidade, sigilo, guarda e armazenamento dos documentos e informações”. A educadora ressalta também que a visita não só contextualizou os conteúdos teóricos, como também possibilitou entender a importância do arquivamento de forma correta e padronizada, tanto no arquivo físico quanto o digital. “Percebemos que utilizar ferramentas tecnológicas para facilitar os processos e a gestão da informação, bem como a gestão do tempo, permite que um arquivo seja acessado de maneira fácil e rápido por todos os colaboradores”.

Para o analista pedagógico, Jackson Coelho, que também esteve acompanhando o gurpo, foi uma grande oportunidade de aprendizado “Agradeço toda a parceria e a acolhida maravilhosa que tiveram conosco. Tudo estava perfeito. Obrigado, também, professora Juliana por mediar momentos como este, sendo essenciais para o saber-fazer, saber-ser e saber-conviver”.  

Tauan Borlini, um dos alunos que participaram da visita, achou muito interessante os métodos de organização do CEMAC.  “Me lembrou a importância que tem a organização, por conta do patrimônio histórico ou fiscal, para controle de arquivos que se fazem necessários. Gostei de todos os protocolos que são seguidos, do endereçamento dos arquivos, as prateleiras deslizantes me deixaram admirado, nunca tinha visto uma de perto.  Foi ótimo conhecer a estrutura do CEMAC e aprender um pouco da história da Cooperafa e Sicoob MaxiCrédito e como trabalhar com esses documentos e arquivos. O conhecimento adquirido foi fundamental.”, destaca Tauan.

Ir para o Topo