Curso de Gestão e Preservação dos Bens Culturais do Oeste Catarinense

Realizado no formato online, gratuito, o curso contemplou 31 profissionais de 26 instituições culturais do grande oeste catarinense (oeste, meio-oeste e extremo-oeste). As historiadoras do CEMAC, Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow estiveram na organização e as ministrantes foram Fernanda Ben, Daiane Frigo e Carmem Salvini, da empresa Catavento Gestão e Produção Cultural. Além disso, a formação teve apoio Ceom Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina.  

            Com carga horária de 36 horas, a partir de conteúdo teórico e exercícios práticos, o objetivo foi capacitar os profissionais de cultura e espaços museológicos nos seguintes temas: valorização dos bens culturais materiais e imateriais de valor histórico-social; planejamento, formas de gestão, pesquisa, registro e salvaguarda dos bens culturais. Ainda, o curso indicou alguns caminhos de como é possível alinhar atividades culturais e salvaguarda do patrimônio material e imaterial com desenvolvimento econômico e do turismo local.

            O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.