Com o objetivo de compreender a história e atuação da Cooperalfa no desenvolvimento da região, o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC Chapecó, esteve visitando a Cooperalfa e o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito-CEMAC no dia 20 de outubro. Segundo a historiadora do CEMAC, Elisandra Forneck, é muito importante para os estudantes terem essa experiência de mesclar conteúdos teóricos com visitas técnicas. “Buscamos mostrar para eles como a cooperativa cresceu junto com as cidades e a região, qual sua importância social e econômica para as famílias e a arrecadação dos municípios e como o cooperativismo tem ajudado a transformar e geografia rural e urbana de Santa Catarina, especialmente para pequenos negócios”.
Segundo o professor de geografia, coordenador da atividade, Cauã Guido, a turma está estudando geografia regional e geografa agrária, e a visita teve o objetivo de conhecer in loco o que as teorias avaliam. A oportunidade de visitar a cooperativa foi muito positiva, na sua opinião. “Positiva do ponto de vista geográfico, onde buscamos entender como o espaço urbano e rural brasileiro se constituem, e como os atores regionais de relevância articulam suas atividades com a sociedade. Do ponto de vista pedagógico, que nos permitiu explorar além dos livros. E do ponto de vista da experiência, na qual fomos muito bem recebidos pela empresa, nos deram acesso ao seu espaço, história e identidade, tiraram dúvidas dos alunos e de forma bem planejada e articulada”.
Para a aluna Anita Rosa de Carli, a visita técnica na Cooperalfa foi de extrema importância e relevância. “Aprendemos sobre o histórico da cooperativa e vimos que trabalhar e conquistar coletivamente funciona tanto quanto individualmente. Conseguimos captar informações de um projeto deu certo, o cooperativismo. Em relação a conversa com os profissionais da TI, fomos apresentados ao nosso mercado de trabalho, um ramo que tem muita importância e vem tendo mais espaço pelos avanços tecnológicos que vemos diariamente. A turma e eu gostamos da visita e do espaço e esperamos mais atividades como esta”, destaca.
O Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Fábio Bocassanta, explanou sobre o setor de Tecnologia da Informação da Cooperalfa (TI), apresentando como são gerenciados os projetos, divididos os times, quais metodologias de desenvolvimento de software são utilizadas, linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, entre outras informações. “Sempre é muito válido enquanto estudante aproveitar as oportunidades de visitas a grandes empresas, pois é possível ter uma noção de como são de fato enfrentados os desafios da área. Na área de TI os conceitos são constantemente renovados e é preciso estar atento para não ficar desatualizado e fora de mercado”, destaca Fábio. Além do tema sobre o operacional no setor, foi debatido o mercado de trabalho para a área. “Fizemos uma reflexão sobre o momento atual e a demanda por pessoas nesta área. Cada vez mais faltam profissionais de tecnologia. Porém, faltam pessoas realmente preparadas. Os bons profissionais estão muito bem empregados e sendo muito bem remunerados. A oportunidade para eles é grande”, aponta. Para finalizar, Vinicius Tedesco, que já foi menor aprendiz e teve a oportunidade de assumir um cargo de Programador de Sistemas Junior na Cooperalfa, compartilhou o seu TCC na área de Inteligência Artificial e também deu dicas de como que ele gerenciava o tempo, sempre pensando num objetivo maior, que é ter uma profissão e estar preparado para o mercado de trabalho.
O professor Cauã agradeceu a recepção e finalizou “Parabéns a empresa e os envolvidos pela educação e pelo profissionalismo, e espero poder participar novamente com outras turmas”
cemac@cooperalfa.coop.br