O Centro Histórico Germânico de Itapiranga-SC, popularmente conhecido como “Villa Germânica”, tem a missão de preservar histórias da imigração alemã no município e registrar memórias e traços culturais dos descendentes. Com diversas unidades temáticas, cada uma delas representa algum aspecto como formas de trabalho, religiosidade, educação, lazer e a sociabilidade.
No último sábado, 23 de março, inaugurou mais uma unidade temática: o Museu do Suíno. Idealizado pelo associado e empresário rural, Inácio Oswald, o Museu é considerado o primeiro empreendimento do gênero de Santa Catarina, com o objetivo de representar os aspectos histórico-culturais e econômicos da suinocultura em Itapiranga e no estado, além de preservar os bens culturais materiais e imateriais da atividade.
O Museu
Durante a inauguração, Inácio agradeceu a Cooperalfa, da qual é associado há 24 anos. “Sou grato por ser sócio, porque de 70% a 80% dos recursos para a construção do Centro Histórico e o Museu do Suíno são oriundos da Cota Capital. A Alfa tem um sistema de administração eficiente e trabalha com honestidade, o que admiro muito”, disse.
O primeiro Museu de Suíno catarinense teve a assessoria da Catavento Gestão e Produção Cultural, de Pinhalzinho, e também contou com a colaboração da historiadora da Cooperalfa, Elisandra Forneck. A historiadora cita a alegria em fazer parte do projeto, especialmente por ser natural do município. “O Oeste de Santa Catarina é o maior polo da produção de suínos da América do Sul. Não temos como falar da história da região sem falar da suinocultura, que é fundamental para a economia e a cultura. É um privilégio para Itapiranga ter um espaço como este”, disse Forneck.
O 1º vice-presidente da Cooperalfa, Cládis Jorge Furlanetto, que também participou da inauguração do centro germânico no ano de 2021, destacou a importância da organização e a ampliação do espaço. “É fruto do trabalho dele com a suinocultura, onde investiu com recursos próprios e da Cota Capital. Nós reconhecemos que construir um lugar como este para o município é uma atitude nobre, uma grande contribuição com a cultura local. Além disso, a Alfa e a Aurora Coop contribuíram para o projeto através da Lei de Incentivo à Cultura”, finalizou.
Para mais informações sobre o Museu do Suíno, clique no link:
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperalfa